Outro dia, um leitor da de uma revista famosa fez uma pergunta sobre etiqueta de amizade…
“Nós recebemos amigos regularmente”, comentou JS neste post sobre comida de festa. “Mas quase nunca somos convidados por ninguém. Minha família gosta de receber e temos uma casa preparada para isso, mas pode ser solitário sempre iniciar e organizar eventos por conta própria. Sinto que nossos amigos seguiriam suas vidas sem nós se não os convidássemos, e isso me entristece. Alguém mais está passando por isso?”
Um coro grego de leitores concordou. (“Sim, 100% sim.” “Posso me identificar! Dói.” “Meu marido e eu nos sentimos da mesma forma.” “Tantas discussões sobre esse problema exato com meu terapeuta.”)
Mas o último comentário da thread realmente me chamou a atenção:
“Eu acho que algumas pessoas são anfitriões de festas, e outras são convidados entusiasmados”, escreveu Ana. “Se você é a Anfitriã de festas em seu grupo de amigos, acho que não deve levar para o lado pessoal se ninguém mais o for. Nem todos têm o tipo de relação com sua casa onde se sentem confortáveis em receber, e nem todos acham esse tipo de trabalho divertido. A reciprocidade muitas vezes se parece com o retorno da mesma quantidade de energia de uma forma que se ajuste à pessoa. Eu buscaria energia retribuída de outras formas. Se você ainda sentir que está fazendo todo o esforço, talvez seja hora de compartilhar isso gentilmente com seus amigos mais próximos e deixar os não tão próximos se afastarem um pouco.”
SIM! SIM! SIM! Em meu grupo de amigos, há alguns Anfitriões de Festas (eu inclusive, porque gosto disso). Então os Convidados Entusiasmados aparecem com fofocas, piadas, cerveja e salgadinhos. E é aí que a mágica acontece.
“Meus convidados favoritos são as pessoas que estão animadas”, disse uma de nossas seguidoras. “Adoro quando digo, ‘Gostariam de vinho ou cerveja no jantar?’ e eles respondem, ‘Oh, podemos ter os dois?!’ Eu aprecio pessoas que gostam de ser recebidas e curtem todas as coisas especiais. ‘Vocês comem sorvete?’ ‘NÓS AMAMOS SORVETE!!!!!!'”
Além disso, os amigos trazem todos os tipos de coisas para a mesa, é claro. Enquanto gosto de receber pessoas, minha amiga Bárbara é a melhor e mais paciente ouvinte do mundo, e minha amiga Ana chega cedo para fazer minha maquiagem antes das festas e também me acompanhou a consultas médicas quando eu estava deprimida anos atrás, um presente profundamente terno que nunca esquecerei. Se você enxergar a amizade com uma lente mais ampla, será mais fácil ver como as pessoas compartilham amor e apoio de muitas maneiras diferentes.
Agora estou curiosa, qual é você: uma Anfitriã de Festas ou uma Convidada Entusiasmada? Adoraria saber. Não há resposta errada!