O significado do “cabelo natural”

 

Para grande parte da comunidade de cabelos naturais, o termo “cabelo natural” tradicionalmente significava cabelos livres de relaxamento, sem uso chapinha, podendo até significar ausência de coloração.  Mas agora estamos vendo uma mudança em direção à flexibilidade do termo, já que pessoas com cabelos naturais parecem estar mais confortáveis com a ideia de experimentar outros estilos, desde o alisamento diário e clareamento regular até tratamentos químicos como relaxamentos.

 

 

Embora o movimento continue relevante na cultura atual da beleza, algumas “naturais” têm se tornado cada vez mais vocais sobre estarem cansadas da manutenção demorada e dos regimes rigorosos que podem vir com o cuidado dos cabelos naturais. As pessoas estão começando a priorizar a independência para fazer o que quiserem com seus cabelos, em vez de se sentirem restritas por eles.

A fadiga do assunto

A quantidade avassaladora de informações que consumimos na internet e nas redes sociais está desempenhando um papel importante no sentimento coletivo de fadiga do cabelo natural. Às vezes o que nos é direcionado em plataformas sociais pode ser exagerado. Experimente este produto, ele fará isso, não experimente este produto, etc.  Ou você é informada de que seu dia de lavagem levará o dia todo e milhares de etapas…. Por isso, é tão importante procurar uma especialista em texturas na sua área, pois a orientação pode nos ajudar a ter expectativas realistas sobre como será a manutenção e, com o tempo, reduzirá o tempo necessário para cuidar do seu cabelo quando tiver as ferramentas, produtos e rotinas certas.

Ser “natural” significa auto aceitação, sem envolvimento de tratamentos químicos. E usar o cabelo natural não é para todas. Quando você abraça e aceita seu cabelo natural, significa aceitar completamente quem você é, pois está usando seu cabelo do jeito que ele cresce na sua cabeça.  Por tanto tempo, sempre houve pessoas tentando fazer com que pessoas com cabelo natural fizessem o oposto – optassem por cabelos tratados quimicamente e fossem informadas de que teríamos cabelos “mais arrumados”.  Você ainda pode ser natural e alisar ou suavizar seu cabelo sempre que quiser, mas se você é natural, não haverá produtos químicos envolvidos, como relaxante, tratamentos de queratina ou escovas progressivas. O estilo de vida do cabelo natural não é para todas e está tudo bem. Algumas pessoas preferem usar o cabelo liso e acham mais fácil manter uma rotina dessa maneira. Então, no final, tudo depende de como você se sente feliz mesma e com seus cabelos.

 

 

Redefinindo o que natural pode significar

Hoje existe uma mensagem confusa sobre cabelos naturais e o efeito que isso teve na comunidade. Além disso, precisamos reavaliar que o que o natural significa não é negativo e pode ser um catalisador para mais educação sobre cabelos naturais, mostrando que o cabelo natural pode ser mais fácil do que tem sido retratado. Para muitas, ser natural significa ainda ter o padrão de cachos naturais que não foi alterado por produtos químicos. Embora tecnicamente um relaxamento seja um produto químico, isso não exclui cabelos coloridos como não naturais, já que, desde que a cor seja feita corretamente, não afeta o padrão de cachos, o que permite continuar a alcançar os mesmos estilos naturais.  O termo natural está sendo redefinido e a comunidade está sendo redefinida, pois está se abrindo para todas as coisas que “natural” pode significar. Vemos também conteúdo online insinuando que as mulheres negras estão voltando a usar relaxamentos, no entanto, também vemos mais cabeleireiras de cabelos naturais ingressando na criação de conteúdo educacional. Isso vai ajudar a comunidade a entender que o cuidado com cabelos naturais pode ser simples e conveniente.

 

O ” texturismo” permanece

A reafirmação do “texturismo” também pode tornar o cabelo natural uma perspectiva menos atraente. A promoção da obtenção de um padrão de cachos mais soltos e a falta de publicidade inclusiva para texturas de cabelos na faixa do tipo 4 estão no topo de uma longa lista de queixas no universo do cabelo natural.

Algumas marcas, como a Abela, não segregam com os produtos que fazem, assim como onde você os encontra em certas lojas. A publicidade e o marketing não estão escolhendo um tipo de cabelo para representá-los, mas vários – liso, ondulado, encaracolado e cacheado – mais representações de uma variedade diversificada de cachos.

 

 

Um movimento de autonomia

Apesar de todos os seus defeitos e desinformação, é difícil negar que o movimento do cabelo natural tem sido benéfico para pessoas com cabelos texturizados, especialmente mulheres negras. Ele criou lentamente espaço para cabelos negros em sociedades eurocêntricas que geralmente zombavam, criticavam e às vezes até puniam pessoas por usarem cabelos encaracolados e enrolados sem modificações. Se nada mais, o movimento anterior do cabelo natural é o modelo e precursor da próxima grande evolução do que vemos como um movimento de autonomia do cabelo.  O movimento tem sido benéfico para as naturais e especificamente para as mulheres negras, porque está mostrando que amamos todos os tipos de cabelos, e que vamos nos orgulhar e usar nosso cabelo como quisermos, independentemente do que alguém diga ou pense. Por mais que as pessoas estejam aceitando seu cabelo, mais profissionais de cabelo estão se certificando de se educar sobre o cuidado de TODOS os tipos de cabelo, o que deveria estar acontecendo de qualquer maneira, mas isso torna um pouco mais fácil encontrar um salão em quem você pode confiar.

O movimento está sendo redefinido e ainda está crescendo e caminhando para seu potencial completo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *