Cabelo poroso: saiba como identificar e tratar

 

 

Ter uma rotina de cuidados com os cabelos independe do tipo, condição dos fios ou comprimento.

 

 

É preciso escolher os produtos certos e investir em uma rotina inteligente para garantir a saúde das madeixas. Para isso, mais do que saber se seu cabelo é liso, ondulado ou crespo, conhecer o tipo de fio e identificar a porosidade faz toda a diferença na hora de investir nos cuidados. Mas, você sabe o que é ter um cabelo poroso?

Consegue identificar qual o nível do seu fio? Pode até não parecer, mas essas informações são muito importantes na hora de escolher um tratamento e garantir a saúde capilar. Então, fique atenta aos sinais que seus fios apresentam e parta para a ação.

Continue lendo este artigo e assim aprenda a detectar um caso de cabelo poroso e como tratá-lo corretamente.

  • O que é um cabelo poroso?
  • Quais os níveis de porosidade capilar?
  • Teste a porosidade do seu cabelo
  • Como tratar?     

O que é um cabelo poroso?

Podemos dizer que a porosidade é a facilidade que o cabelo tem em absorver a umidade e nutrientes. O cabelo poroso é aquele que apresenta o fio ressecado, mais áspero, além disso, que embaraça facilmente. Mas como o cabelo chega a essa condição? As cutículas dos fios se abrem devido aos danos sofridos por processos químicos, como descoloração, tintura e alisamentos.

Contudo, existem outros vilões das madeixas, como o uso excessivo de secadores, chapinhas ou até a exposição ao sol. Somados, esses agentes podem deixar o cabelo poroso e até provocar lesões na camada mais superficial do fio.

Existem três níveis de porosidade que podem ser percebidos em qualquer tipo de cabelo. Para quem tem as madeixas cacheadas, esse problema é sentido com mais frequência, devido ao formato do fio. Por ser encaracolado, isso dificulta que os nutrientes e óleos produzidos na raiz cheguem até as pontas, mantendo a proteção e nutrição dos fios.

Assim, com a carência dessa oleosidade natural, os fios ficam mais vulneráveis ao ressecamento e à porosidade. Uma das principais características da porosidade é aquele fio sem definição, com um toque mais áspero e com frizz.

Quais os níveis de porosidade capilar?

Como já adiantamos, a porosidade capilar se apresenta em três níveis: baixa, média e alta. Cada um desses níveis influencia diretamente na capacidade do fio em absorver os nutrientes e é caracterizado de acordo com a abertura das cutículas capilares. Abaixo, explicaremos como identificar cada uma dessas fases.

Porosidade baixa

O cabelo com baixa porosidade é aquele que apresenta cutículas mais próximas umas das outras. Assim, ao ter contato com a água, a tendência desse fio é de flutuar, o que significa dizer que a absorção de água e nutrientes torna-se mais difícil. Diante disso, a dica é intensificar a hidratação desse cabelo, de forma que ele desenvolva maciez e brilho.

Porosidade média

Podemos considerar que os cabelos saudáveis possuem uma porosidade média. Isso significa que o fio tem a capacidade de receber os nutrientes de maneira equilibrada e sem perder água de maneira excessiva. Isso acontece porque as cutículas estão mais alinhadas e levemente abertas, mantendo as fibras nutridas.

Porosidade alta

O cabelo com porosidade alta é aquele que tem as cutículas muito abertas, facilitando a absorção de água e nutrientes. Entretanto, isso faz com que o fio seja incapaz de reter substâncias e facilmente perca umidade. Dessa forma, o cabelo torna-se bastante ressecado, com frizz e altamente quebradiço. As madeixas chegam nesse nível de porosidade devido às interferências químicas e até hábitos diários, especialmente o excesso de calor.

Teste a porosidade do seu cabelo

Descobrir se um cabelo é poroso ou não é algo rápido e que pode ser feito em casa. Para isso, basta colocar uma mecha de cabelo dentro de um copo com água filtrada. O tempo de resposta é de apenas 10 minutos, e, com base nesse resultado, você pode definir qual tratamento adotar a partir de então.

Se os fios afundarem, esse é um sinal de que seu cabelo está com porosidade. Isso vai acontecer porque as camadas estão muito abertas, fazendo com que o fio absorva muita água. Se ele não afundar e ficar no meio do copo, podemos dizer que o cabelo tem porosidade média. Já se a mecha boiar e ficar na parte de cima do copo, então o fio tem uma porosidade baixa.

Outro aliado nesse teste é o tato. Utilize o dedo polegar e o indicador, como uma espécie de pinça, e deslize os dedos pelo fio. Note se encontra nós ou locais mais ásperos. Se encontrar, isso quer dizer que as cutículas estão abertas.

Como tratar um cabelo poroso?

Sabendo dessas informações e identificando o nível de porosidade do fio, é hora de investir nos cuidados, reconstruindo o cabelo para que essas cutículas se fecham e o fio se recupere. O tratamento vai ajudar esse cabelo a absorver nutrientes e água necessários para recuperar sua saúde.

Esse tratamento pode ser feito através de um cronograma capilar, mas, para que tenha resultado, todas as etapas devem ser seguidas corretamente. Esse procedimento deve ser feito em dias alternados, como às segundas, quartas e sextas-feiras, por exemplo. Após um mês, avalie como está a porosidade desse fio e se já é possível notar alguma melhora. Se não sentir resultados, é interessante fazer ajustes.

Lembre-se também que, ao escolher os cremes de tratamento, opte por produtos que compõem a mesma linha, garantindo um melhor resultado. A sua rotina de cuidados pode começar da seguinte maneira:

Semana 1: hidratação; hidratação e nutrição;

Semana 2: hidratação; hidratação e nutrição;

Semana 3: hidratação; hidratação e restauração;

Semana 4: hidratação; hidratação e nutrição.

Produtos corretos para cada etapa

Para cabelos com porosidade baixa, a recomendação é focar na hidratação, assim, as cutículas que estão totalmente fechadas podem se abrir, facilitando a absorção dos nutrientes. Para isso, uma dica interessante é lavar os cabelos com  água morna antes de iniciar o processo. A máscara de Hidratação da Abela Cosmetics é feita com Aloe Vera, Pantenol e Coco, que combate o ressecamento dos fios, deixando-os macios e brilhosos.

Se seu cabelo estiver com a porosidade média, significa que seus fios estão saudáveis, mas não é por isso que irá descuidar, certo? Para deixá-los ainda mais bonitos e hidratados, aposte em um tratamento de nutrição. Use e abuse de máscaras que tenham em sua composição óleo vegetal. Uma dica é utilizar a máscara de Nutrição, da Abela Cosmetics, que é feita à base de Oliva e Manteiga de Cupuaçu, afastando o ressecamento e além disso, mantendo os fios brilhosos e saudáveis.

Já se seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, com as cutículas muito abertas e que deixa os fios com aspecto ressecado, invista em uma reconstrução capilar. Para esse tratamento, aposte em máscaras que contenham queratina. A linha Cronograma Capilar, Reconstrução, da Abela Cosmetics, possui queratina vegetal e óleo de argan, que mantém os fios nutridos bem como saudáveis, ideal para quem é adepta de químicas ou expõe os fios a intenso calor de secadores e chapinhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *