Quando a maioria das pessoas pensam em hibisco, provavelmente pensa nas lindas flores encontradas em climas tropicais.
No entanto, o hibisco é mais do que apenas uma flor bonita – é também uma planta funcional com muitos benefícios para a saúde.
O que é hibisco?
O hibisco é uma planta com flor que tem sido usada há séculos na medicina tradicional, predominantemente na África e na Ásia. Contém uma variedade de compostos bioativos, incluindo antocianinas, fenólicos e proantocianidinas.
Esses compostos são responsáveis pelos muitos benefícios à saúde da planta, que incluem a redução da pressão arterial, o controle dos níveis de açúcar no sangue, o combate às células cancerígenas, entre outros.
Apesar das inúmeras possibilidades do uso dessa planta, vamos falar aqui sobre o uso do chá, que é uma forma comum do consumo da planta, e com benefícios que estão sendo constantemente estudados.
O chá de hibisco é carregado com antioxidantes.
Esta bebida não contém cafeína é uma ótima fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e reduzir os danos oxidativos.
Os radicais livres atacam suas células e exacerbam o processo de envelhecimento. Ao mesmo tempo em que aumentam o risco de doenças e quadros inflamatórios. Vários estudos mostraram ligações entre os danos dos radicais livres e a prevalência de demência, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras. A alta dose de antioxidantes no chá de hibisco pode ser capaz de retardar esse processo, diminuir a inflamação no corpo e manter a pele com aspecto jovem por mais tempo.
Pode ser bom para o seu coração.
Estudos demonstraram que beber chá de hibisco oferece benefícios saudáveis para o coração, como a redução da pressão arterial. Em um estudo no The Journal of Nutrition, adultos com pressão alta que consumiram três porções de copos aproximadamente 200ml de chá de hibisco diariamente por seis semanas tiveram uma diminuição na pressão arterial geral. Apesar de ser um estudo pequeno, outra pesquisa descobriu que beber este chá reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica.
É recomendado falar com seu médico antes de tomar o chá, pois o hibisco pode diminuir ainda mais a sua pressão arterial devido a associação com medicamentos que você possa estar consumindo.
Pode diminuir os níveis de colesterol.
Um pequeno estudo mostrou que o chá de hibisco aumentou o colesterol ‘HDL’ (bom), diminuiu o colesterol ‘LDL’ (ruim) e os triglicerídeos. Estudos maiores ainda são necessários para examinar melhor os efeitos do chá de hibisco e a redução do colesterol.
O chá de hibisco tem sido associado à perda de peso.
O hibisco não é um substituto para uma dieta saudável e exercícios – não vai eliminar o peso magicamente, mas pode desempenhar um papel importante graças às suas propriedades diuréticas. Mais pesquisas são definitivamente necessárias para fazer essa conexão.
Um estudo descobriu que o consumo de extrato de hibisco por 12 semanas resultou em menor peso corporal, menos gordura abdominal e menor IMC em pessoas com sobrepeso e obesas. No entanto, o extrato é mais concentrado que o chá, então os resultados não serão tão fortes com o chá.
Além disso, é um anti-inflamatório, que pode manter o cortisol (o hormônio do estresse), que atribui ao armazenamento de gordura, sob controle. Assim como frutas e vegetais, o chá de hibisco contém muitos antioxidantes e polifenóis que atuam na proteção do corpo contra doenças e na redução da inflamação.
Pode ajudar a diminuir o desejo por comida.
Um chá de ervas saboroso como este é ótimo para beber depois do jantar, quando você gosta de algo doce. Isso pode ajudar a acabar com o desejo porque muda o sabor da boca.
O chá de hibisco pode ajudar na digestão.
Os diuréticos aumentam a quantidade de água e sal expelidos do corpo na forma de urina. Foi demonstrado que o chá de hibisco funciona como um diurético natural, retirando o sal do corpo, que é um mecanismo pelo qual a pressão sanguínea é reduzida.
Lembrando que um ponto muito importante para sua digestão é um consumo adequado de água, pois previne a constipação e ajuda a manter uma regularidade no seu trânsito intestinal.
O chá ajuda seu sistema imunológico.
Beber este chá rosa pode afastar os resfriados. Isso ocorre porque o chá de hibisco contém vitamina C, um forte antioxidante que sabemos ser responsável por manter nosso sistema imunológico saudável. O chá de hibisco também é rico em ferro, um mineral que mantém o sistema imunológico equilibrado e ajuda o corpo a manter os glóbulos vermelhos. Além disso, a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro.
Seus rins protegidos!
Um estudo realizado em ratos avaliou o hibisco como uma forma de impedir que os cristais de oxalato de cálcio se transformassem em pedras nos rins. Porém mais pesquisas precisam ser feitas para concluir que o chá de hibisco é um método comprovado para a prevenção de cálculos renais em humanos.
Seu fígado também!
Estudos em humanos e animais mostraram que o hibisco pode prevenir danos ao fígado. Alguns mostraram queda de marcadores de dano hepático e alguns mostraram uma concentração aumentada de enzimas desintoxicantes no fígado.
Porém esses estudos analisaram o extrato de hibisco, não o chá de hibisco. E não trate o chá de hibisco como um tratamento para qualquer problema de fígado – você precisará de uma conversa com seu médico sobre outros remédios e medicamentos.
Como vimos, os benefícios do chá de hibisco são vários. Essa planta maravilhosa também faz milagres para seus cabelos. Nesse artigo, você vai conhecer mais como essa planta pode ajudar com problemas capilares comuns.
Aproveite para conhecer a Máscara Hidratante Hisbiscus, da Abela Cosmetics. Você vai amar!