6 alimentos veganos para deixar seus cabelos saudáveis

 

 

O veganismo é um estilo de vida no qual o indivíduo não se alimenta de nenhum ingrediente de origem animal. Muitas pessoas são adeptas dessa alimentação, que além de saudável, proporciona mais qualidade de vida e benefícios ao corpo como um todo. E apesar de uma alimentação vegana ser mais restrita, as combinações de sabores são inúmeras.

 

 

Porém, é preciso seguir as recomendações de um profissional, de forma que você consiga absorver o maior número de nutrientes possíveis. Afinal, essa é uma decisão que pode desencadear uma série de mudanças no corpo humano, sejam melhorias ou prejuízos para o corpo, pele e até para os cabelos.

Neste artigo traremos a lista dos 6 alimentos veganos que podem deixar seus cabelos saudáveis. Então, boa leitura.

  • O que é a alimentação vegana?
  • Alimentos veganos que deixam os cabelos saudáveis:
  • Dieta vegana e cabelo crespo.

 

Alimentos veganos: o que é a alimentação vegana?

Escolher se alimentar com ingredientes que não sejam de origem animal tornou-se uma filosofia de vida para muitas pessoas. Mas, o veganismo vai além do que se coloca no prato. Quem decide seguir esse estilo de vida também estende este hábito para roupas, produtos, calçados,cabelos, entre outros.

Sem níveis adequados de nutrientes absorvidos pelo corpo, o cabelo perde força de crescimento, ficando opaco e frágil. Isso propicia a queda capilar pela falta de nutrientes, especialmente ferro, proteínas, vitaminas, ômega 3 e zinco.

Mas, como podemos consumir alimentos veganos e absorver seus nutrientes de forma adequada? Para isso, é preciso investir em uma alimentação variada, e, quanto mais colorida, melhor! Aposte em combinações que possam absorver o ferro e as proteínas das refeições.

Uma dica é consumir alimentos ricos em vitamina C, que ajudam a absorver o ferro presente em alimentos de origem vegetal. Evite consumir cafeína antes e depois das refeições, pois isso também ajuda na absorção.

 

Alimentos veganos que deixam os cabelos saudáveis

Confira abaixo a lista de alguns alimentos ricos em proteínas que vão ajudar a impulsionar o crescimento capilar saudável dos seus cabelos:

Abacate

O abacate, além de possuir excelentes ingredientes para pele, também faz muito bem aos cabelos ressecados. Isso porque ele tem uma gordura boa que retém a umidade, hidratando e nutrindo o fio. Com isso, auxilia no fortalecimento e crescimento do cabelo. Além disso, o abacate possui proteínas, fibras, vitaminas B e E e aminoácidos.

Coco

A polpa do coco é rica em fibras, vitaminas B e C, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, e claro, gorduras boas. O óleo que é extraído do coco tem propriedades hidratantes, tanto para o corpo como para os cabelos. Esse óleo tem um alto poder umectante, assim, ele cria uma barreira protetora no fio que evita a perda de água. Além disso, os ácidos graxos e vitaminas auxiliam a suavizar as cutículas do cabelo, dando maciez e leveza aos fios, ajudando, inclusive, a combater o frizz.

 

Lentilha

Ricas em proteínas, ferro, potássio, fibras, magnésio, e poucas calorias, as lentilhas são excelente fonte de zinco e biotina. Para quem não sabe, o zinco ajuda no crescimento e na reparação do tecido capilar, o que reduz as chances de queda de cabelo. Já a biotina é uma vitamina que melhora a infraestrutura da queratina.

Linhaça

As sementes são ótimas para serem acrescentadas no lanche e deixá-lo ainda mais nutritivo. Seja nos smoothies, no iogurte ou nas refeições, as sementes como linhaça, gergelim e quinoa reúnem muitos nutrientes já que são ricas em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

A linhaça, por exemplo, pode ser encontrada em grãos, óleos e farinha, e pode ser incorporada em praticamente tudo, como massas, iogurtes, sopas e até sucos. Devido seu alto teor de fibras, ajuda a regular o intestino, diminui a ansiedade e inflamações de células gordurosas, além de prevenir a diabetes.

Já o gergelim, muito utilizado na culinária japonesa, é fonte de ferro, fibras e cálcio, agindo como um antiinflamatório natural, combatendo a anemia e controlando a diabetes. Outro benefício é controlar o envelhecimento precoce dos cabelos, além de restaurar as barreiras protetoras da pele.

Enquanto isso, a quinoa é considerada o grão mais completo, pois é fonte de carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais, aminoácidos e cálcio. Seus benefícios também são inúmeros, como combate à anemia, prevenção de doenças vasculares e melhora da memória. Isso se deve ao fato dela possuir fibras, vitaminas B, D e E.

 

Nozes

Outra importante fonte de proteína são as nozes, ótima opção para lanches e que podem ser consumidas de forma natural ou adicionadas em iogurtes, shakes, vitaminas ou combinadas com frutas. As nozes também possuem vitamina E, que melhora a circulação do couro cabeludo e auxilia no crescimento capilar de forma saudável.

Óleo de Argan

O óleo de argan é, sem dúvidas, um agente poderoso quando se fala em cuidar dos cabelos. Rico em vitamina E, ácido linoleico e ácidos graxos essenciais, seus nutrientes proporcionam hidratação, maciez, sedosidade e brilho aos fios, além de tratar as pontas duplas. Por ser um agente com alto potencial calmante, ele é bastante eficaz para evitar o ressecamento e irritação no couro cabeludo.

Sementes de chia

Ricas em ferro, vitamina B e cálcio, as sementes de chia concentram proteínas que auxiliam no crescimento saudável e forte do cabelo. Além disso, mantém o fio macio e resistente à queda. A chia protege o organismo contra doenças cardiovasculares, prevenindo e controlando a diabetes, além de fortalecer a imunidade e proteger os ossos.

 

Alimentos veganos e cabelo crespo

Pode até não parecer, mas os fios sofrem os impactos com a mudança alimentar. Por isso, quem é vegano precisa fazer acompanhamento especializado para repor os nutrientes. Para que o corpo, a pele e os cabelos estejam saudáveis, é preciso consumir alimentos ricos em proteínas vegetais, presentes no feijão, tofu, cogumelos, entre outros.

Os cabelos crespos também sentem os efeitos dessa transição alimentar, por isso, fique atenta ao que consome para que os fios continuem fortalecidos, mesmo com uma alimentação vegana. Além disso, aposte em produtos desenvolvidos especificamente para seu tipo de fio e que tenham em sua composição componentes que auxiliam no crescimento crescimento capilar saudável.

A máscara Love Vegan Coco, da Abela Cosmetics, por exemplo, é completa e age em apenas 3 minutos, perfeita para dar aquela revigorada nos fios durante o banho. Além disso, ela possui em sua composição coco, karité e aminoácidos que, juntos, promovem nutrição intensa e combatem a quebra e o ressecamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *