Plopping: conheça essa técnica de texturização

 

 

Manter os cachos definidos e reduzir o frizz é quase um desafio diário para quem tem cabelos cacheados ou crespos. Mas, você sabia que isso é possível utilizando a técnica de texturização cujo nome é Plopping, muito simples e que já virou a queridinha da mulherada?

 

 

Indica-se o Plopping para aquela mulher tem uma rotina bastante corrida, sem tempo para secar os cabelos, mas não abre mão da definição dos fios. Por não utilizar secador ou modelador, esse método é o mais indicado, já que evita o ressecamento das madeixas. Além disso, não demanda muito tempo e deixa os cabelos naturais, sem agredi-los.

Para realizar essa técnica de texturização separe dois itens que são imprescindíveis: um creme para pentear e uma toalha (ou camisa) de algodão, e mãos à obra. Então, se você é cacheada ou crespa e quer ter fios definidos e naturais, fique atenta às dicas logo abaixo.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre o Plopping e essa incrível técnica de texturização para cabelos cacheados.

  • O que é o Plopping e como reduzir o frizz
  • Como fazer essa técnica?
  • Alinhando o Plopping à fitagem
  • Produtos indicados para o Plopping

O que é o Plopping e como reduzir o frizz

O Plopping, também conhecido como pluking, é um método de secagem dos cabelos de forma rápida e simples. A técnica de texturização visa ativar o formato natural dos fios, e, por isso, a indicação é para os cabelos cacheados, crespos ou ondulados.

Para realizar, não é necessário nenhum equipamento de calor, como secador ou difusor. A texturização é feita após a lavagem dos fios e ajuda a modelar os cabelos, inclusive reduzindo o frizz, deixando as madeixas com aspecto natural.

O diferencial do Plopping é retirar a umidade do cabelo para que ele não fique encharcado, e, assim, seque naturalmente. Para quem desejar, é possível, sim, utilizar o secador como finalizador, mas a dica, para quem tiver bastante tempo, é evitar esses aparelhos.

Por ser uma técnica de texturização simples, ela pode ser feita em casa e com apenas dois itens fundamentais: um creme para pentear e uma toalha de algodão. Outro segredo é escolher produtos que combinem com o tipo do seu fio. Para ondas menores, cremes consistentes darão melhores resultados. Já para ondas mais largas, opte por produtos mais leves.

Outro detalhe que faz grande diferença é não utilizar a toalha de banho convencional, que gera atrito nos fios e possibilita o aparecimento de frizz. Opte sempre por toalhas de algodão ou microfibra, mas, caso não tenha, utilize uma camisa, também de algodão.

Como fazer essa técnica?

Para realizar o Plopping é muito simples! O primeiro passo é ter em mãos a toalha de algodão e o creme para pentear de sua escolha. O processo é rápido e leva entre 15 e 25 minutos, podendo ser feito no dia a dia sem atrapalhar sua rotina.

Após lavar os cabelos, aplique uma pequena quantidade de creme nas mãos e espalhe por todo o cabelo. Evite aplicar próximo à raiz. Com a toalha, retire o excesso de água e inicie a técnica. Estenda a toalha sobre uma superfície plana, como a cama, por exemplo, e jogue todo o cabelo por cima dela, ficando de cabeça para baixo.

Em seguida, enrole a toalha no cabelo e amarre, como uma espécie de turbante, e deixe o tempo necessário para que os fios sequem. Se estiver com o dia corrido, aproveite para agilizar outras atividades enquanto não retira a toalha da cabeça. Após passado o tempo indicado, retire a toalha e pronto, os cachos estarão definidos e quase secos.

Alinhando o Plopping à fitagem

É possível aliar o Plopping com a fitagem, outra técnica de texturização para cabelos cacheados, crespos ou ondulados, e que consiste em separar mechas do cabelo. Esse é um dos métodos preferidos das cacheadas, apesar de ser um pouco mais demorado. Porém, se for alinhado ao Plopping, os resultados serão ainda mais satisfatórios.

O processo é o mesmo realizado no Plopping, mas, ao invés de apenas enrolar os cabelos na toalha para retirar a umidade, o processo ganha um novo passo. Os fios devem ser divididos em seções e as mechas separadas e enluvadas com creme para pentear.

Esse processo pode ser feito com os dedos mesmo e não demanda muito tempo. Em seguida, é só amassar o cabelo com o auxílio da toalha ou camisa e enrolar para que a umidade seja absorvida pelo tecido. Aguarde entre 15 e 25 minutos e retire a toalha. Ao mesclar as duas técnicas, o resultado é potencializado e os cachos ficarão super definidos e naturais.

Produtos indicados para o Plopping

Ter o produto certo faz toda a diferença na hora de cuidar dos fios. Por isso, cacheadas, não basta usar shampoo e condicionador apropriado para seu tipo de cabelo apenas na lavagem. Deve-se adotar esses cuidados também na hora de finalizar os fios, garantindo cachos definidos e perfeitos.

A linha Hope, da Abela Cosmetics, por exemplo, foi feita exatamente para garantir esses cuidados em todas as etapas de limpeza dos fios. Enquanto o shampoo higieniza sem ressecar e o condicionador trata de maneira profunda, o processo é concluído com o finalizador, que traz definição ao fio sem deixá-lo pesado. Tudo isso, claro, sem frizz por muito mais tempo.

Já a linha Carolina, também da Abela Cosmetics, nutre os fios e os mantém definidos. Por conter ativos naturais vegetais, a máscara garante maciez e brilho, além de evitar o ressecamento e o frizz. Para que seus cachos fiquem ainda mais bonitos e com definição as duas linhas de produtos podem se combinar.

Após encerrar o Plopping, pode-se aplicar o spray umidificador Curly da Abela Cosmetics para que o resultado dos cachos e ondas fiquem mais definidos. O produto, além de umidificar, ainda hidrata, revitaliza e reduz o frizz.

Vale lembrar que todos os produtos da Abela Cosmetics possuem ativos naturais e são livres de parafina, parabeno, petrolato, óleos vegetais, silicones insolúveis, além claro de não serem testados em animais. O resultado são cabelos livres, naturais e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *