Somos produtivos com nossos telefones?

 

Pagamos um preço pela informação em nossas mãos: perdemos a atenção e a nossa produtividade.

 

 

A maioria de nós passamos muito tempo nos nossos smartphones.  Por um motivo muito simples – ele tem tudo que precisamos.  Conseguimos ligar para uma amiga, ver uma foto, ler um artigo…e isso nos faz ficar tempo demais na tela.

O tempo que o brasileiro gasta no celular é cerda de 5 horas e meia por dia.  A cada ano que passa, três meses são vividos olhando o celular.

Outros países, como Estados Unidos, por exemplo, gastam 5 a 6 horas por dia.  A grande maioria dos países desenvolvidos têm praticamente a mesma média.  Então, como isso afeta nossas vidas?

A relação entre telefone e produtividade

Sabemos que os telefones são uma distração.  Mas o problema é mais profundo.  Estudos mostram que o telefone é capaz de interromper completamente o seu nível de concentração em uma tarefa.  Quando fica constantemente vendo seu telefone durante seus afazeres, isso certamente afeta sua produtividade.

Um estudo da Universidade de Duke fala que, precisamos trabalhar alguns minutos para atingir o flow, ou melhor, “o estado que você fica absorvido na atividade, esquecendo sobre o tempo e o espaço, e sendo altamente produtiva”.

Então, o ideal é trabalhar longe de seu telefone. É simples.  Mas não podemos negar que precisamos deles.  Existem técnicas que ajudam a você se mandar em foco.  Tente usar o Método Pomodoro – onde você trabalha ou estuda por 25 minutos, e descansa por 5.  É um método de gerenciamento de tempo que ajuda a nossa mente a descansar, e voltarmos revigoradas.  Nesse momento, você pode olhar seu telefone. Isso lhe dará um tempo para se concentrar de verdade.

 

O grande vilão da nossa produtividade são as redes sociais, e estão ligadas diretamente ao vício em celular (nomofobia). 

O aumento da dopamina no cérebro acontece com o uso de redes sociais.  Essa dopamina nos faz sentir prazer, como outros neurotransmissores, como a serotonina e ocitocina.  Porém, esse prazer é temporário, e então seu cérebro procura mais essa sensação, causando o uso repetido das redes sociais.  Infelizmente, nossos cérebros acostumam com nossos hábitos de uma forma muito rápida.  Não podemos somente culpar nossos cérebros, precisamos nos apegar a hábitos melhores.

 

O que podemos fazer para sermos mais produtivos com o celular?

Como falamos, ficar longe do celular é a melhor opção.  Dito isso, consideramos que o celular seja usado para coisas que combinam com sua rotina produtiva, como ouvir músicas, podcasts, por exemplo.  A questão não é tanto o celular, mas o tempo que você fica olhando para sua tela.  Isso pode acontecer na tela do seu PC, por exemplo.  Temos que nos policiarmos para evitar o excesso.

Você também pode silenciar as notificações do seu celular, para que não seja uma distração.  O modo avião pode ajudar bastante em um momento de flow.

Quais são os aplicativos que mais distraem?

Você acertou.  São as redes sociais.  Tik-Tok, Facebook, Instagram, entre outros.  Youtube também é altamente viciante, mas nem todos consideram como uma rede social.  Mas também os aplicativos de jogos são altamente viciantes.  Esses são perigosos – é bom ficar longe!

Se você quer jogar, mas não quer se viciar, tente jogos inteligentes.  Existem jogos que são feitos para treinar sua concentração, ao invés de somente perder seu tempo.

O importante é saber que tem o momento apropriado para tudo.  Tem aquela hora que você quer deitar e ficar no celular vendo as modas, mas também tem o momento de ser produtiva; de fazer o que tem que ser feito.  Se você consegue gerenciar seu tempo, você consegue ficar longe do seu telefone durante o período que mais precisa e, quando for o momento certo, usar sem culpa.

 

Conheça os produtos da Abela. Temos certeza que seus cabelos vão amar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *