Alguns dos estilos de cabelos antigos estão em alta no momento.
A moda é conhecida por ser cíclica, as tendências vêm e vão, e é completamente normal que algo que já esteve em alta no passado, volte a ficar em destaque no presente. Quem pensa que isso se limita às roupas está enganada!
A moda para os cabelos engloba alguns aspectos como o corte, a cor, a textura, os penteados, finalizações, acessórios e tudo isso se adequando ao contexto social, ultimamente os consumidores vêm apostando em produtos mais naturais, veganos, livres de crueldade animal e com o mínimo de química possível.
Podemos ver claramente como o contexto social impacta no modo como usamos nossos cabelos, principalmente nos dias de hoje, onde somos tão influenciados pela internet, facilitando a padronização e a velocidade em que as tendências se espalham, são adeptas e substituídas por novas tendências.
Durante o ano de 2020, devido ao isolamento social, muitas pessoas que antes faziam uso de químicas para alisar os cabelos, precisaram dar uma pausa, e com isso, podíamos acompanhar uma onda de pessoas passando pela transição capilar e assumindo seus cachos, o que começou com vídeos nas redes sociais acabou ocupando espaço na mídia, com comerciais, linhas voltadas para essas pessoas e nomes relevantes assumindo seus cabelos naturais.
Assim como houveram aqueles que optaram por mudar as cores dos cabelos. O que deixou em evidência a tendência da coloração, principalmente de cores fantasias, os famosos cabelos coloridos, que vieram de várias maneiras, desde pequenas mechas, aos cabelos metade de uma cor, metade de outra e os completamente coloridos.
Muitas dessas pessoas, por realizarem esses procedimentos em casa e sem auxílio profissional e o devido cuidado, acabaram danificando extremamente os cabelos e até sofrendo cortes químicos, o que reforçou mais ainda esse desejo por produtos mais naturais, que tratam o cabelo, para recuperá-los da maneira correta e manter esse cuidado após a recuperação.
No entanto, não foram só as cores e texturas que protagonizaram as tendências de estilos de cabelo durante esse período que seguem até hoje, veja alguns dos cortes que estão em alta agora.
Shaggy Hair, dos anos 70 para 2023
Este corte vem conquistando espaço entre os queridinhos para o próximo ano, ele já foi usado recentemente por nomes como Billie Eilish e Zendaya, consiste em um comprimento médio, com camadas e fios repicados, que garante movimento e volume ao seu visual.
Para complementar esse estilo e dar um ar mais moderno ao corte, ele vem acompanhado de uma franja, mas é sempre interessante que no momento da finalização você use técnicas para dar volume para a raiz.
Corte Pixie, o antigo “Joãozinho”
Esse corte foi polêmico por um tempo, principalmente pelo preconceito que ele carregou, mas o lado bom da moda ser cíclica é justamente poder atualizar, adaptar e renovar determinados conceitos e visões para as antigas tendências, como as influentes Demi Lovato e Kristen Stewart mostraram.
Esse corte esbanja modernidade, ousadia e pode te deixar mais sexy, é um curtinho, com nuca aparecendo e uma franja pequena, o segredo desse corte está na finalização, assim como nos outros, sendo indicado o uso de pomadas, sprays fixadores e shampoo a seco.
Cabelo super longo quase Rapunzel
Esse visual se tornou a marca registrada de nomes da mídia, artistas e modelos, como a Kim Kardashian e Naomi Campbell, mas ele exige que o cabelo esteja bem tratado, uniforme em relação ao volume da raiz às pontas e sem frizz.
Os cabelos extremamente longos, abaixo do quadril, que antes era usado em corte reto, agora é feito em formato de “v”, e na maioria das vezes acompanhado de um bom rabo de cavalo para dar mais elegância ao look.
O clássico Mullet, dos anos 80 para 2023
Se tem algo que a nova geração gosta de fazer é quebrar padrões que haviam sido impostos, principalmente os de gênero, o corte Mullet ficou muito popular entre os homens dos anos 80, mas dessa vez ele fez sucesso entre as mulheres.
Uma das grandes responsáveis pela sua popularização foi a cantora Miley Cyrus, e o mais curioso é que esse corte foi a marca registrada de seu pai durante anos, é ideal para quem quer um visual nada convencional, mais ousado e cool, entrega um ar mais despojado devido as suas camadas e comprimento médio para curto.
The Rachel, da TV para o público
Esse corte de cabelo nada mais é do que uma inspiração do icônico corte de cabelo da personagem Rachel da série de TV dos anos 90, Friends, interpretada por Jennifer Aniston, que também foi responsável por várias outras tendências de cabelo e roupas, ele entrega um visual mais curto e com muitas camadas também curtas e uma franja lateral.
Volume, cabelo Fluffy e Curtain Bangs
As franjas laterais dominaram os cortes de cabelo por muitos anos, mas com a volta dos anos 90 as conhecidas como Curtain Bangs voltaram com tudo, e logo as redes sociais foram tomadas por vídeos de pessoas cortando seus cabelos em casa.
São franjas na altura da boca mais ou menos e modeladas, normalmente vêm acompanhadas do volume que o estilo de cabelo Fluffy oferece, marcados por grandes nomes como a Jennifer Aniston, Danielle Fishel e Alicia Silverstone.
Como precisa de modelagem para dar o efeito certo, é muito bom usar os antigos e famosos bobs de cabelo, que deixam a finalização com esse aspecto volumoso, bem definido e de escova de salão.
A volta das franjas laterais
As franjas laterais foram amadas por muitos anos, mas ultimamente deu espaço para a divisão no meio do cabelo, o que dividiu opiniões no começo, mas logo conquistou a grande maioria das pessoas, mas como todas as tendências sempre acabam voltando, elas vieram dessa vez de um jeito um pouco diferente.
A estética de “clean girl” ficou muito conhecida e caracterizada pelo cabelo preso em coque baixo ou rabo de cavalo, franjas laterais e muito gel de cabelo, a intenção é deixar o cabelo com aspecto molhado, elas têm a Bella Hadid como grande entusiasta, com o cabelo preso ou solto, e promete se consolidar ainda mais em 2023.
Conseguiu identificar quais são os cabelos antigos que estão em alta no momento?
Para garantir que seu cabelo fique lindo com qualquer um dos penteados, cortes, texturas e cores escolhidas, preze por usar produtos de qualidade.