As redes sociais podem influenciar na contratação?

Você sabia que o que você posta o seu empregador vê?

 

 

Umas das coisas que não se pode negar é que as redes sociais começaram a ser de extrema importância em várias áreas, entre elas, a área profissional.

Isso porque, elas se tornaram uma imensa vitrine, onde é possível observar praticamente cada passo que a pessoa dá, o que elas fazem e o que pensam. Atualmente, as pessoas as utilizam sem medir consequências e postam cada momento do seu dia, pensando nisso, os empregadores buscam estar sempre de olho. Por isso, aqui vamos falar sobre como as redes sociais podem influenciar em uma contratação.

Se você achava que os empregadores olhavam apenas o seu LinkedIn, você está muito enganado, pois outras redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, também estão na mira deles, mesmo que essas redes não sejam apenas de perfis profissionais, como é o caso do LinkedIn.

Eles fazem isso a fim de saber mais a fundo quem é realmente a pessoa que estão contratando, pois um currículo apresenta a suas qualificações, mas através de seus perfis nessas redes eles podem saber mais sobre a personalidade da pessoa e se é realmente aquele perfil que querem contratar para sua empresa.

Ou seja, aquela “olhada” geral nas redes sociais já pode ser considerada mais uma etapa da contratação. E pensando em te informar mais sobre este assunto fizemos este artigo e aqui você verá informações super importantes, caso você esteja na etapa de contratação ou procurando um emprego.

O que um empregador busca?

Conseguir ser contratado hoje em dia é algo que anda cada vez mais difícil, isso acontece porque, a concorrência para uma determinada vaga está cada vez maior. Outra coisa que acaba dificultando muito também, são as inúmeras exigências que os empregadores estabelecem antes de contratar alguém, e buscando te ajudar com isso, aqui vamos falar algumas das principais coisas que as empresas costumam exigir dos seus funcionários, e aquilo que vai fazer você ter um destaque entre os demais concorrentes.

Primeiramente, as empresas sempre buscam por pessoas mais independentes, proativas e que sejam boas em resolver os diversos tipos  problemas que podem ter na empresa. Outra coisa que também chama muita atenção no mercado de trabalho são pessoas com habilidades analíticas, pois as empresas acreditam que o futuro está na mão de pessoas com este cargo, que influenciam diretamente no crescimento da empresa.

Além disso, um currículo completo, com cursos extracurriculares, experiências diferentes e programas de voluntariado, também pode fazer com que o seu perfil chame bastante atenção do empregador.

Lembrando que além de tudo isso, também é muito importante que você tenha bastante cuidado com as suas postagens nas redes sociais, pois os empregadores também olham elas para ter certeza se o seu perfil é o ideal para a empresa. Por isso, busque sempre postar somente aquilo que vai te ajudar neste processo.

O que os empregadores olham nas redes sociais

Como já dito, as redes sociais servem como um meio que os empregadores olham para ter uma ideia mais precisa de quem você é e sobre a sua personalidade, o que através apenas do currículo e de entrevistas não dá. Então vamos falar sobre as principais coisas que eles costumam olhar no seu perfil em cada rede social.

No Instagram eles costumam olhar seu número de seguidores e qual o principal público que você atrai com o seu perfil, pois através dessas informações conseguem ter uma ideia do quão sociável você é. Além disso, eles também olham a linguagem que você utiliza, como você se comunica com os seus seguidores, as fotos que você costuma postar no seu perfil e as publicações que você compartilha, que podem mostrar um pouco mais sobre o que você pensa.

Já no Facebook, eles olham a parte do seu perfil onde tem “Sobre” que é destinada para que você escreva um pouco mais sobre você, com suas informações pessoais e profissionais. Outra coisa que eles também não deixam passar despercebido são as fotos do seu álbum e a sua ortografia.

Além dessas duas redes sociais que costumam ser mais ativas, os empregadores também não deixam de olhar o seu perfil no Twitter, pois fazem isso a fim de analisar as pessoas que você segue e se você compartilha publicações e informações úteis para o mercado.

Como as redes sociais podem influenciar em uma contratação

Assim como tudo que você diz pode ser usado contra você mesmo, as coisas que você posta, ou já postou nas suas redes também podem. Visto que a influência delas está sendo cada vez maior e mais impactante nesse meio, é muito importante que você saiba que elas podem ser muito favoráveis quando são utilizadas de forma correta, como também podem ser totalmente desfavoráveis quando mal aplicadas.

Lembrando que mesmo que as redes sociais tenham um caráter mais pessoal, ou você tenha um perfil privado dentro delas, a partir do momento que você aceita outras pessoas, as suas publicações deixam de ser apenas suas e podem ser compartilhadas entre as pessoas. Por isso, para conseguir conquistar aquela vaga tão sonhada é preciso que você as utilize de uma forma que elas sejam vantajosas e úteis para você neste processo, sem esquecer de mostrar quem você realmente é.

Cuidados que você deve ter nas redes sociais, não deixe isso influenciar na sua contratação!

Tenha sempre em mente que um empregador vai analisar o seu perfil e ele pode decidir se você vai ser contratado ou não, por isso, tome sempre bastante cuidado e poste aquilo que você acha que eles gostariam de ver e pode deixar o seu perfil mais profissional e interessante.

Tente sempre evitar postagens como: insatisfações com um término ou um determinado relacionamento, fotos com roupas sensuais ou com bebidas alcoólicas, vídeos com palavras de baixo calão ou falando palavrões, frases ou postagens preconceituosas, frases sobre odiar acordar cedo ou trabalhar às segundas-feiras, entre outras coisas que podem te prejudicar.

Troque essas publicações por: buscar sempre publicar artigos, seja um que você mesmo tenha escrito ou um que leu e acha relevante, livros que de alguma forma se relacionam com a sua área ou que tenha te interessado, comente sobre participações em cursos, palestras, eventos, ou congressos que você tenha gostado. Isso te ajudará muito e deixará seu perfil muito mais sério e profissional, melhorando sua imagem com as empresas.

Se você gostou deste artigo e deseja ter acesso a muitas outras informações e artigos como este, visite o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *