7 coisas que você precisa saber sobre protetor térmico

 

 

Se você usa ferramentas de estilização com calor no seu cabelo, você realmente precisa usar um protetor térmico, aqui está o porquê. Toda vez que você usa uma chapinha, secador de cabelo ou modelador, você está usando calor para definir seu estilo. Enquanto esse calor pode ajudar a moldar seu cabelo na forma desejada, ele também pode danificar a camada externa do seu cabelo. Isso pode ser o motivo pelo qual você está vendo quebra de cabelo, pontas duplas ou áreas do seu cabelo que parecem ter uma cor completamente diferente.

 

 

Perguntamos à nossa química residente e especialista em danos ao cabelo, para nos ajudar a entender os motivos técnicos pelos quais você deve proteger seu cabelo enquanto o estiliza. Ela respondeu algumas das perguntas que recebemos com mais frequência dos fãs da Abela curiosos sobre tudo relacionado a produtos de estilização com calor.

 

 

1. O que acontece com o cabelo quando é estilizado com calor?

O calor não apenas estiliza seu cabelo; ele muda sua estrutura. A exposição ao calor pode causar mudança de cor no cabelo, danos à cutícula e alteração das proteínas. O cabelo é composto por diferentes proteínas, sendo a queratina a maioria delas. Expor essa queratina ao calor pode levar à desnaturação da proteína, o que basicamente significa que ela é alterada de forma irreparável.

 

2. O que são protetores térmicos e por que precisamos deles?

Os protetores térmicos são projetados para ajudar a proteger seu cabelo dos danos causados pelo calor. Pense nele como um primer para o cabelo que ajuda você a obter um cabelo liso e brilhante. Eles funcionam ao criar uma película leve sobre a cutícula, que atua como uma camada de defesa contra os efeitos da estilização com calor. Essa película desacelera a condução do calor e distribui o calor de forma mais uniforme ao longo do fio de cabelo.

 

3. Como o silicone (ou outros ingredientes) protege o cabelo da estilização com calor?

Ingredientes como silicones fazem com que esses produtos aqueçam muito lentamente. Usar um protetor térmico para revestir o cabelo antes da aplicação de calor permite que nosso cabelo adquira essas mesmas propriedades e efetivamente desacelere (e equilibre) os danos que vemos causados pelo calor. Todos os tipos de cabelo sofrerão danos ao usar ferramentas de estilização com calor e devem incorporar um protetor térmico para se defender contra esses danos.

 

4. O que acontece com o cabelo não protegido?

O cabelo não protegido pode sofrer danos de várias maneiras. Espere mudança de cor, danos à cutícula e pontas duplas. Se houver umidade no seu cabelo quando o calor for aplicado, sua cutícula pode “explodir” de dentro para fora à medida que essa umidade se transforma em vapor. Os protetores térmicos trabalham para desacelerar esse ‘aquecimento interno’ e equilibrar o calor ao longo do fio de cabelo.

 

5. Quanto protetor térmico devo aplicar?

Saber quanto aplicar depende do próprio produto. Abela recomenda usar o suficiente para garantir que o cabelo esteja uniformemente revestido com uma camada leve de produto. A aplicação uniforme garantirá que o cabelo esteja adequadamente revestido e protegido para minimizar os danos. O excesso de aplicação pode deixar o cabelo pesado, então procure um produto mais leve, se necessário.

 

6. Use protetor térmico toda vez que estilizar com calor

Seja seu cabelo recém-lavado ou apenas fazendo um retoque no estilo, use protetor térmico toda vez que estilizar com calor. Você pode usar produtos mais leves para retoques e produtos mais intensos para sessões completas de estilização com calor. O  para reaplicar antes de usar um modelador ou chapinha.

 

7. O calor é inevitável

O calor vai danificar seu cabelo independentemente dos produtos que você aplicar. É uma força poderosa! É por isso que você precisa de protetores térmicos para ajudar a reduzir os efeitos da estilização com calor e dar ao seu cabelo a melhor oportunidade de distribuir o calor uniformemente. Resultados adicionais incluem controle de frizz, facilidade para pentear e aumento do brilho geral.

 

O spray de proteção térmica não impede completamente os danos causados pelo calor, então aprenda sobre maneiras de manter o cabelo saudável, como usar uma máscara uma vez por semana e não usar ferramentas de calor com muita frequência. Para cabelo severamente danificado, use um shampoo de limpeza, seguido de um condicionador profundo ou máscara capilar. Recomende shampoo e condicionador sem sulfato para uso diário e um condicionador leave-in para proteger o cabelo dos elementos. Cortes regulares também promoverão um cabelo saudável e evitarão quebras. E, claro, aconselhemos minimizar o uso de calor enquanto o cabelo estiver se recuperando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *